No dia 14 de Dezembro de 2010, como já tinhamos referido fomos visitar o Farol de Montedor com os nossos colegas de turma e professores.
Ficámos maravilhados com esta estrutura centenária de 23 metros de altura e 103 de altitude, considerada a mais setentrional da costa portuguesa.
É constituída por uma torre de cantaria rodeada pelas habitações dos quatro faroleiros, onde existem jardins, hortas, capoeiras, lavadouros, cisternas e ainda um parque infantil. É ainda caracterizada pelos dois grupos de relâmpagos brancos que emite num período de 9,5s atingindo um alcance luminoso de 22 milhas.
Os seus funcionários iniciaram a visita no rés-do-chão, onde existiam duas salas que pudemos visitar: uma de instrumentos utilizados na manutenção e reparação dos faróis e uma outra com alguns dos seus constituintes como lâmpadas, cambiadores entre muitos outros.
Seguidamente subimos ao cimo da torre do farol e aqui sim, sentimo-nos completamente rendidos à belíssima paisagem e ao som das ondas do mar que se avistava a 103 metros de altitude.
A visita correu bem e foi contemplada com vários elogios da parte de muitas pessoas.