sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

E debaixo de água é um mundo...

«EIS AQUI, QUASE CUME DA CABEÇA
DE EUROPA TODA, O REINO LUSITANO,
ONDE A TERRA SE ACABA E O MAR COMEÇA,
E ONDE FEBO REPOUSA NO OCEANO.»

Luís Vaz de Camões (1524-1580), "Os Lusíadas", Canto III


O oceano português esconde animais de pasmar, que parecem saídos da imaginação de um pintor. Conheça a fauna marítima das águas nacionais através das seguintes imagens:


1. Sesimbra, a magnífica, está no prolongamento do Estuário de Sado e ao lado dos fundos abissais do canyon de Lisboa e tem, por isso, condições para o mergulho únicas da Europa. Desde a criação do Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha, a vida explode por todos os centímetros quadrados e em breve começará a extravassar a área protegida.



2. As cores dos nudibrânquios são um sinal de aviso aos outros animais, publicitando a sua incomestibilidade.


3. Este nudibrânquio é uma de dezenas de espécies do mar português. O nosso mar é dos mais ricos da Europa, tanto em termos de biomassa como de biodiversidade.


4. Há alguns anos a BBC Widlife publicou na sua revista uma lista dos 10 melhores lugares do mundo para encontrar cavalos-marinho - uma espécie em vias de extinção.  O primeiro lugar da lista era ocupado pela Ria Formosa, no Algarve.


5. Casa-alugada ou paguro. Este crustáceo aparentado com a lagosta, tem de mudar de casa (um búzio vazio) à medida que vai crescendo. Fora do búzio é totalmente vulnerável.


6. Uma moreia "à janela" de uma tubagem do navio "River Gurara" afundado em 1989 em frente ao Cabo Espichel.


7. Cardume junto aos Farilhões, perto das Belengas. No mar, algumas espécies encontram segurança formando grupos que se deslocam e comportam como se fossem um só animal.


8. Uma medusa (alforreca) sob as águas nacionais.


9. Vista "aérea" da "floresta" de picos de um ouriço do mar. Os ouriços são primos das estrelas, e usam os espinhos para se deslocarem e para se protegerem dos peixes e na medida do possível dos japoneses, que os consomem em grandes quantidades.


10. As pontas rosadas desta anémona assinalam o perigo. Quando se lhes toca, libertam um toxina que provoca inchaços memoráveis. Esta neurotoxina está hoje a ser investigada no tratamento da paralesia da esclerose múltipla.