terça-feira, 1 de março de 2011

E debaixo de água é um mundo (continuação)

O mar potuguês é o habitat natural para muitas espécies aquáticas, todas elas de uma beleza notável e muito apreciada. Também os nossos visitantes apreciaram essa beleza, e depois de alguns comentários positivos da parte dos mesmos, decidimos presenteá-los com mais 6 fantásticas espécies.


11. Os ofiurídeos são fósseis vivos, apareceram no final do Pré-Câmbrico à mais de 540 milhões de anos.



12. O olho de um polvo. Estes animais têm olhos muito semelhantes aos nossos, e são capazes de distinguir cores e de focar activamente os objectos de interesse.



13. Um nudibrânquio sobre uma alga. Os nudibrânquios são gastrópodes coloridos, ou seja, são os top-models da família dos caracóis. 



14. Os peixes bocejam, não por desfastio, mas para limpar as guelras. A água é 800 vezes mais densa que o ar e só contém 5% do seu oxigénio. Respirar no mar não é tarefa fácil e implica filtrar grandes quantidades de água. Os peixes bocejam para limpar as guelras das partículas filtradas.  


 
15. Os polvos são os invertebrados mais inteligentes do planeta, exibindo, tal como nós, capacidade de comuniação, dexteridade, uso de ferramentas e sofisticadas técnicas de predação.



 
16. As anémonas são primas direitas dos corais e das alforrecas, partilhando a mesma forma de vida: esperar pacientemente que a comida passe e envenená-la com os tentáculos antes de a comer.