terça-feira, 15 de março de 2011

Desporto aquático

Depois de termos postado informação acerca de faróis, espécies marítimas, a situação numérica do mar português, entre outros, decidimos dar uma especial atenção a um desporto aquático, que melhor ou pior, vemos praticar nas praias portuguesas. 


Bodyboard


O desporto que deu origem ao Bodyboard era conhecido no Havaí como paipo-board (o paipo é a prancha de madeira conhecida como a mais antiga para apanhar ondas), daí foi sofrendo várias evoluções até chegar ao desporto que hoje em dia se conhece.
É considerado o desporto aquático mais agressivo e técnico da actualidade, exigindo uma preparação física intensa dos seus praticantes mais sérios, especialmente ao nível lombar. A quantidade de manobras que se fazem num bodyboard é imensa, e cada vez com um maior grau de dificuldade, não sendo uma comparação fútil chamar aos praticantes deste desporto "os ginastas do mar".
O praticante deste desporto desce a onda deitado ou de joelhos  numa prancha, que tem medidas de 39 polegadas a 42 polegadas. Para auxílio da prática do desporto, utilizam-se nadadeiras que servem para auxiliar na entrada da onda e na execução de manobras.














Também na nossa zona, Viana do Castelo, podem praticar Bodyboard, basta dirigiram-se aos seguintes endereços:

Surf Clube de Viana 
Rua José Espregueira, 62
4900-459 Viana do Castelo
Tel.: 258 826274 email: info@surfingviana.com      

Escola de Surf 
Afife
4900 Viana do Castelo
Tel.: 258 826274   Telm.: 96 8855837
Email: afifeboardridersclub@gmail.com